Garantir a segurança de um condomínio não é missão impossível. Parte das dicas não exigem investimentos e outras são de infraestrutura, mas moradores, síndico e funcionários também devem colaborar para reduzir riscos de invasão.

Confira algumas dicas que podem ajudar a tornar o seu prédio, condomínio ou mesmo casa, muito mais seguro para você, demais moradores ou mesmo visitantes.

- Mantenha todos os acessos externos ao local com boa iluminação. Isso garante uma visão limpa do local e permite que outras pessoas também identifiquem um eventual risco ou problema.

Como aumentar a segurança no seu Condominio (ou Casa)


- Instale cercas elétricas ou de arames em muros ou grades muito baixas, principalmente quando próximos a terrenos baldios.
- Adote câmeras de segurança com gravação (cftv) em áreas de maior circulação, como principais entradas, elevadores e corredores externos, garantindo que não haja pontos cegos no local. 

Como aumentar a segurança no seu Condominio (ou Casa)


- Reserve espaço de clausuras na entrada de pedestres e garagem. Dessa forma, o visitante não fica exposto na rua enquanto aguarda a autorização de entrada.
- Coloque portões automatizados para a entrada de pedestres e carros. 

Como aumentar a segurança no seu Condominio (ou Casa)


- Instale sensores de presença e de luz nas áreas externas.
- Adote um sistema de alarme silencioso (pânico silencioso) para acionar a empresa de segurança, em caso de invasão.  
- Para o caso de condomínios, cadastre todos os moradores e as placas de seus respectivos veículos. 
- Ainda para condomínios, tenha o prévio cadastro de prestadores de serviços fixos, como babás, diaristas e empreiteiros, com dados de RG e CPF. Em caso de obras ou serviços temporários, os condôminos devem informar préviamente o início e o possível término desses serviços.
- Oriente e divulgue constantemente os procedimentos de segurança a todos os moradores para visitas de pessoas estranhas ao local.
- Certifique-se de que não há alguém próximo ao portão ou algum veículo parado em situação suspeita, antes de entrar ou sair de sua residência
- Instale interfones para garantir uma comunicação antecipada alta e clara com sua visita.
- Aguarde o fechamento total do portão automático e antes de prosseguir com a entrada verifique se ninguém entrou logo atrás de você.
Adote procedimentos para a realização de festas nas áreas comuns, garantindo que a lista de convidados seja enviada à portaria antes do evento.

Fonte: https://www.proteste.org.br/dinheiro/imoveis/noticia/como-aumentar-a-seguranca-predial